O Porto Digital vai investir cerca de R$ 80 milhões na inauguração de cinco novos Armazéns da Criatividade em municípios do interior de Pernambuco até 2025.A estratégia de interiorização faz parte das políticas de desenvolvimento e expansão da economia criativa e da Tecnologia da Informação no Estado traçadas pelo parque tecnológico para os próximos oito anos. Entre as novas estruturas, uma será de grande porte, duas de médio e outra de tamanho menor. Atualmente, apenas Caruaru e Petrolina tem unidades dos armazéns.
Os Armazéns da Criatividade são estruturas que contém incubadoras de negócios, espaços empresariais, salas de treinamento, laboratórios para experimentação e prototipação de projetos e produtos inovadores, espaços para coworking e uma unidade da Agência de Fomento do Estado (AGEFEPE), órgão responsável por facilitar o acesso a linhas de crédito especiais para empreendedores.
De acordo com o diretor presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, cidades como Garanhuns, Serra Talhada, Cabo de Santo Agostinho, Salgueiro e Arcoverde são fortes candidatas para receber o investimento. “Estamos estudando a viabilidade de implantação dos armazéns em cada um desses locais com base no potencial de desenvolvimento e produção econômica local”, aponta.
PLANEJAMENTO
Ao todo, o Porto Digital pretende investir R$ 170 milhões em três eixos pelos próximos oito anos. As áreas de maior preocupação são a interiorização da economia criativa e da tecnologia da informação, o empreendedorismo, principalmente o feminino, e o desenvolvimento de tecnologia capaz de driblar problemas urbanos. Toda a captação de recursos é realizada através de receita própria, do Governo do Estado, de cooperações internacionais, de editais, entre outras formas de financiamento.
Via: NE