Uma ligação clandestina foi identificada nessa quinta-feira (12) em um trecho da Adutora do Prata, no quilômetro 76 da BR-104, durante o conserto de um vazamento que teria sido provocado pelos infratores. Foi identificada uma vazão de 50 litros por segundo do Sistema do Prata.
De acordo com a Compesa, inicialmente os técnicos achavam que se tratava de um acidente na adutora. Porém, foram encontrados barreiros na área, alimentando carros-pipa particulares com o desvio de água destinada aos moradores de Caruaru, que enfrenta um regime rigoroso de racionamento por causa da seca. O furto de água prejudicou o abastecimento de 115 mil pessoas em Caruaru.
A irregularidade provocou a falta de água em bairros da zona oeste de Caruaru, além do Santa Rosa e parte do Vassoural. Ainda segundo a Compesa, os serviços de reparo já foram concluídos. A retomada da distribuição ocorrerá de forma gradativa e seguirá o calendário de abastecimento. As polícias Civil e Militar foram acionadas para investigar o caso.