Para quem achava que o carnaval de Caruaru estava adormecido, se surpreendeu nesse final de semana com o desfile e apresentações dos blocos da semana pré-carnavalesca. A festa aconteceu em vários bairros da cidade e teve o centro como apoteose de diversas agremiações que mantêm viva a tradição do município. Este ano a Fundação de Cultura e Turismo reforçou o apoio às agremiações e possibilitou que 30 blocos fizessem a festa dos moradores e visitantes. A prefeita do município, Raquel Lyra, e o vice Rodrigo Pinheiro, acompanharam de perto a folia.
A festa reuniu centenas de visitantes e moradores que puderam desfrutar dos mais diversos ritmos, desde a ciranda de Lia de Itamaracá, no Bloco Mulher de Todos os Dias, passando pelo frevo das orquestras e pelo afoxé do Bloco Afro Ilê Dandara. O bloco Pé de Galo percorreu algumas ruas do centro com trio elétrico, contagiando foliões, ao som do ritmo caboclinho estilizado, um dos mais representativos do carnaval de Pernambuco.
Em passagem pelo centro, Raquel Lyra acompanhou as apresentações dos blocos Mulher de Todos os Dias, Eu Vou no Seu Café, Bloco dos Kannaya, Confraria da Sucata e muitos outros. A prefeita falou sobre a importância de se preservar os festejos na cidade durante a semana pré-carnavalesca. “Caruaru já teve um carnaval extremamente forte, mas já que não dá para retomar aquela festa que se tinha lá trás, a gente vai fortalecer o carnaval de rua nas semanas que o antecedem e manter viva, dessa forma, a nossa tradição”, explicou.